Peixe Escalar de Véu Negro L

00260

Novo

Peixe Escalar de Véu Negro L de Tamanho

Mais detalhes

30 Itens

15,00 €

Add to wishlist

Ficha informativa

Largura L
Família Ciclídeos Americanos
Género Escalar
Nome Científico Pterophyllum Scalare

Mais informação

Nome comum: Escalar
Nome Científico: Pterophyllum Scalare
Família: Ciclídeos Americanos
Habitat: América do Sul
pH: 6.0 - 7.0
Temperatura:     22 - 30ºC
Dureza: 6 - 8
Tamanho Máximo:     15 cm


Manutenção: Fácil
Zona do Aquário: Superfície e Meio
Aquário Mínimo: 80 - 100l
Alimentação: Aceitam bem qualquer tipo de alimentação. Gostam de dietas à base de flocos, larvas ou outro alimento vivo e tambem de granulado.

Sociabilidade: Tal como qualquer ciclideo os escalares são territoriais, mas dão se bem com peixes do mesmo tamanho. Normalmente são mais agressivos na altura das posturas.

Características:     
O escalar é um peixe bastante popular na aquáriofilia. Não é muito aconselhavel juntar escalares com peixes de pequeno porte como neons, no entanto um facto interessante nos escalares é que normalmente atacam vários tipos de neons, mas dão se lindamente com outros peixes como rásbora arlequim e nariz de bêbados. É possivel juntar neons com escalares, mas deve ser feito quando os escalares forem ainda pequenos, e mesmo assim, nada garante que quando crescerem não começem a comer os neons. Gostam de andar aos pares e, como o dimorfismo sexual é dificil, senão impossivel de fazer nos jovens o ideal é juntar vários escalares e esperar que formem casais. Pode-se ter a sorte de em 4 sairem 2 casais como sairem todos fêmeas. Existem muitos relatos sobre como adivinhar o dimorfismo sexual de um escalar, mas a única maneira de ter a certeza é durante a postura, quando os orgãos sexuais ficam visiveis. As fêmeas têm o ovopositor largo e virado para trás e os machos têm o espermoduto fino e virado para frente.
 

Reprodução:
Os peixes começam por limpar o local da postura. Preferem lugares como folhas largas e pedras de xisto. Podem tambem, desovar no proprio vidro do aquário.Normalmente as posturas ocorrem ao final da tarde e dois dias depois os ovos eclodem. Pode-se escolher entre retirar os vovos para outro aquário ou deixar os pais cuidar deles. Os ovos podem apanhar fungos, mas nesse caso os pais eleminarão os ovos infectados. Normalmente as 1ªs posturas não correm bem, os ovos podem nem chegar a desovar ou os casais podem comer os ovos, mas é normal pois o casal ainda é inexperiente. Há quem diga que os escalares comem os ovos após 24horas depois da postura, embora não é regra geral para todos os escalares.
Ao eclodirem os alevins ficam colados ao local da desova ou ao vidro. Após 7 dias os alevins começam a nadar, e nestas alturas, se os ovos permanecerem no aquário é que se pode perder alguns alevins, pois começam a nadar e são comidos pelos outros peixes. No dia a seguir a começarem a nadar, os alevins devem ser alimentados com artémia entre 3 a 4 vezes ao dia.

Os Peixes comercializados pela marca O Pantanal, são selecionados a mão 1 por 1 num processo extremamente rigorosos para garantir 100% as condições perfeitas de saúde do animal.

Comments ()